O que é Bitcoin?

Tive contato com uma moeda revolucionária, o Bitcoin:

Bitcoin é um novo tipo de dinheiro. É a primeira moeda eletrônica descentralizada não controlada por nenhuma organização ou governo. É um software livre, desenvolvido e controlado pelos seus usuários. É uma moeda em adoção que nunca aconteceu antes. Bitcoin está se tornando uma enorme oportunidade para inovação. É uma ideia cuja a hora chegou [citação].

Conheça um pouco da "moeda da Internet" e como está sendo a minha experiência com ela.

Segundo a página do Bitcoin:

Bitcoin é uma nova moeda digital experimental que permite pagamentos quase instantâneos para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Bitcoin usa tecnologia peer-to-peer para operar sem nenhuma autoridade central: gerenciar transações e emitir dinheiro é feito coletivamente pela rede. Bitcoin também é o nome do software livre que torna possível o uso dessa moeda.

No dia que escrevi esse post, 8 de janeiro de 2013, o valor de 1 bitcoin (BTC) era negociado a 13,65 dólares (USD), ou 31,37 reais (BRL) [citação]. Havia 10,6 milhões de bitcoins em circulação [citação], o equivalente a 145 milhões de dólares, ou 334 milhões de reais.

Há um vídeo introdutório sobre Bitcoin em http://www.weusecoins.com/. Nesse mesmo site há mais informação organizada de uma forma fácil de entender para quem está iniciando no assunto Bitcoin.

Resumidamente, Bitcoin é uma cripto-moeda digital descentralizada. Isso significa que você pode enviar/receber bitcoins diretamente de/para qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, sem intermediários, através da Internet.

Como começar

Para começar a usar bitcoins, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Obtenha uma carteira digital para guardar seus bitcoins. Há dois modos de fazer isso:

    1. Instale o software Bitcoin: você pode ter uma carteira sob o seu controle total, instalando o software Bitcoin no seu computador. Eu recomendo e uso desse modo. Você pode obter o software em http://bitcoin.org/. Eu uso no Debian Squeeze o pacote bitcoind que está disponível no repositório backports: sudo aptitude -t squeeze-backports install bitcoind

    2. Ou use um serviço de carteira digital de terceiros hospedado na Web: nesse caso, você deve confiar completamente no fornecedor do serviço que você assinar, já que é ele quem controla o software. Veja https://en.bitcoin.it/wiki/Category:EWallets.

  2. Obtenha bitcoins: o passo seguinte é obter bitcoins, e você pode fazer isso de diversas maneiras:

    1. Ganhe bitcoins grátis: alguns sites dão quantidades muito pequenas de bitcoins gratuitamente, o que é bastante útil para você fazer seus primeiros testes de transferência de bitcoins para a sua carteira. Minhas primeiras frações de bitcoins foram obtidas assim. Por exemplo: http://dailybitcoins.org/. Veja mais em https://en.bitcoin.it/wiki/Trade#Free_Samples_and_Offers.

    2. Participe de programas de bônus: há sites que oferecem bitcoins em troca de alguma coisa, como preencher formulários e ver propaganda. Não recomendo essa forma de obter bitcoins.

    3. Compre diretamente de outras pessoas: há sites que fornecem contatos de pessoas interessadas em negociar bitcoins. Por exemplo: https://localbitcoins.com/ e http://bitcoin-otc.com/, ou consulte nesta página: https://en.bitcoin.it/wiki/Category:Directories. Você pode assim negociar bitcoins diretamente com outras pessoas.

    4. Compre em sites especializados: há sites especializados nos quais você pode comprar e vender bitcoins postando ordens de compra e venda. A minha primeira compra de bitcoins em uma quantidade maior foi através de um desses sites especializados. Eu usei o http://www.mercadobitcoin.com.br/. Consulte outros sites: https://en.bitcoin.it/wiki/Category:Exchanges.

    5. Aceite pagamentos em bitcoins no seu negócio online: se você tem o seu próprio negócio na Web, você pode aceitar pagamentos em bitcoins em troca de seus serviços e produtos. As transações não podem ser revertidas, ou seja, quando o pagamento entrar na sua carteira digital, o dinheiro é seu. Você não precisa assinar convênios e nem pagar taxas. É rápido, seguro e barato. Veja mais em http://www.weusecoins.com/merchant-tools.php.

    6. Minere bitcoins: o funcionamento da rede peer-to-peer Bitcoin depende da existência de "mineradores". Os mineradores geram blocos com as transações dos outros usuários através de um processo que exige um grande esforço computacional. Esses blocos de transações garantem a segurança da rede Bitcoin. A cada bloco calculado, alguns novos Bitcoins são gerados, e são inicialmente atribuídos ao minerador do bloco. Veja mais informação a respeito em http://www.weusecoins.com/mining-guide.php.

Use seus bitcoins

Depois de obter os seus primeiros bitcoins, provavelmente você vai querer usá-los. Estas são algumas formas de usar bitcoins:

  1. Venda: você pode trocar os seus bitcoins por dólares ou reais, negociando diretamente com outras pessoas ou em sites especializados. Veja https://en.bitcoin.it/wiki/Category:Directories e https://en.bitcoin.it/wiki/Category:Exchanges.

  2. Guarde: invista em bitcoins e espere eles valorizarem. Quando eu comprei meus bitcoins, 1 bitcoin valia R$23,48. Hoje, 60 dias depois, 1 bitcoin vale R$31,37. Note que nada garante que o Bitcoin vá valorizar, ele pode também desvalorizar, como qualquer outra moeda ou investimento.

  3. Gaste: pague por produtos e serviços usando bitcoins. Meu primeiro gasto de maior valor com bitcoins foi o aluguel de um VPS (virtual private server), onde mantenho alguns serviços, como esse blog. Você também pode ter um VPS. Veja algumas formas de gastar os seus bitcoins: https://en.bitcoin.it/wiki/Trade.

  4. Doe: você pode apoiar financeiramente causas importantes para você doando bitcoins. Doe para organizações e autores de software livre, por exemplo. Se você gostou desse artigo que eu escrevi, poderá doar qualquer quantidade de bitcoins, mesmo pequenas frações, para o meu endereço Bitcoin 1PbE7swb9XtZpqsoueB3s1FSj6sTcxHmou.

  5. Aceite: aceite bitcoins como pagamento pelos seus negócios online. Veja mais em http://www.weusecoins.com/merchant-tools.php.

A grande questão

O Bitcoin coloca na mão das pessoas o controle sobre o seu dinheiro. Pela primeira vez, temos uma moeda que não é controlada por nenhuma autoridade central, com alcance mundial, sem intermediários, com transações rápidas e seguras e, principalmente, sob o controle das pessoas que a utilizam.

Dado o enorme potencial do Bitcoin, se pergunta: o Bitcoin transformará as finanças assim como o e-mail transformou a comunicação e como a Web transformou a imprensa?