Bluetile, um gerenciador de janelas "tiling" para o GNOME

Troquei de gerenciador de janelas. Estou usando o Bluetile, um gerenciador de janelas "tiling".

O que faz um gerenciador de janelas?

Algumas coisas bem visíveis que um gerenciador de janelas faz:

  • desenha as decorações das janelas no seu computador, como a barra de título e os botões de minimizar, maximizar e fechar;
  • ajusta a posição e o tamanho iniciais das janelas;
  • permite que o usuário altere a posição e o tamanho das janelas.

Por que trocar o gerenciador de janelas padrão?

Sou um usuário satisfeito do GNOME há 9 anos, e o gerenciador de janelas padrão do GNOME é o Metacity. Se o GNOME e o Metacity me atendem, por que trocar?

Não me importo muito com as decorações das janelas, mas me importo um pouco com a posição e o tamanho delas, que resultam em um melhor ou pior aproveitamento da tela.

O Metacity é um gerenciador de janelas "stacking", que "empilha" as janelas. As janelas podem ficar sobrepostas umas às outras, e muitas vezes o tamanho e a posição das janelas não faz o melhor uso da área disponível na tela, a menos que o usuário as organize manualmente.

Já o Bluetile é um gerenciador de janelas "tiling", que organiza as janelas lado a lado, como se fossem "azulejos" em uma parede, aproveitando melhor a área disponível na tela, automaticamente.

A situação era que com o Metacity eu acabava perdendo um pouco de tempo organizando as janelas, ou perdendo no aproveitamento da tela. Como o Bluetile se propunha a ser um gerenciador de janelas "tiling" fácil de usar, resolvi testá-lo.

Assim, o motivo que me levou a trocar de gerenciador de janelas foi obter um melhor aproveitamento da área da tela por várias janelas, automaticamente, sem que eu precisasse ajustar manualmente a posição e o tamanho das janelas.

Por que o Bluetile?

Existem vários gerenciadores de janelas que usam o paradigma "tiling", mas o Bluetile tem algumas características que pesaram a seu favor:

  • projetado para integrar-se com o GNOME;
  • tem suporte aos modos "tiling" e "stacking";
  • oferece acesso a todas as funções via mouse e via teclado.

Em resumo, o Bluetile era a opção mais fácil para eu aprender a usar e tinha as características que eu queria: "tiling" e controle por teclado, e ainda a integração com o GNOME.

Screenshots

As imagens a seguir são da página do Bluetile, e ilustram como ficam as janelas quando organizadas no modo "stacking" e no modo "tiling", respectivamente:

stacking tiling

Note como a área da tela é melhor aproveitada no modo "tiling".

Como fazer para usar o Bluetile

Para instalar o Bluetile no Debian:

sudo aptitude install bluetile

Para iniciar o Bluetile, eu o chamo pelo terminal (mas é possível configurar o GNOME para chamar o Bluetile ao invés do Metacity):

bluetile &

Você pode usar o mouse para controlar o Bluetile, mas eu prefiro usar o teclado. Veja os atalhos de teclado na página do Bluetile.

Mais informação

Para saber mais sobre o Bluetile, acesse http://www.bluetile.org/.