Palestras

Tenho feito algumas palestras em eventos de software livre em Novo Hamburgo, RS. Caso você tenha interesse em que eu apresente alguma dessas palestras, me contate.


Quando programar é o jogo

Resumo

Vou contar sobre meu quase hobby de programar jogos de computador (usando a biblioteca pygame), com o diferencial de que o jogo consiste em programar o próprio jogo, indo além de jogá-lo.

Arquivos

Histórico de apresentações

Veja também


Conhecendo a Liberdade de Software, com código

Resumo

Novas pessoas chegam ao mundo do Software Livre a todo momento. Nós damos as boas vindas a todas elas! Para que esses novos membros da nossa comunidade se tornem membros duradouros e conscientes, é importante que eles conheçam, compreendam, valorizem e defendam a filosofia do Movimento Software Livre. O objetivo desta palestra é apresentar o conceito de Liberdade de Software para os novos usuários. Isso será feito expondo pontos fundamentais da nossa filosofia, ilustrados com exemplos de como eles são aplicados, enquanto desenvolvemos um pequeno programa de computador.

Arquivos

Histórico de apresentações

Veja também


Introdução à Filosofia do Movimento Software Livre

Resumo

Uma breve introdução à filosofia do Movimento Software Livre, que defende o respeito à liberdade dos usuários para controlar e compartilhar o software que usam. Uma palestra não técnica, para antigos, novos e futuros usuários de Software Livre.

Arquivos

Histórico de apresentações

Veja também


Tradução do Debian para Português do Brasil

Resumo

Esta palestra é uma introdução à tradução do Debian para português do Brasil e um convite para participar da equipe.

Arquivos

Histórico de apresentações

Veja também


Oficina de GNUPG com Festa de Assinatura de Chaves

Resumo

Nesta oficina os participantes criarão o seu par de chaves criptográficas e assinarão as chaves uns dos outros, ingressando na rede de confiança. Para participar das atividades da oficina você deverá levar o seu laptop particular. Se você já tiver um par de chaves e quiser apenas participar da festa de assinatura, não precisará levar o seu laptop.

Arquivos

Histórico de apresentações


OpenPGP para iniciantes - Você sabe com quem está falando? Privacidade no e-mail com OpenPGP para iniciantes

Resumo

Nessa palestra é feita uma introdução a criptografia e assinatura digital com OpenPGP para uso com e-mails. E-mails trafegam em texto plano na Internet, interceptáveis, legíveis e modificáveis. Como cartões postais, sem envelope, podem ser lidos por qualquer um. O que fazer? No caso das cartas, colocamos dentro de um envelope fechado. E os e-mails?

Arquivos

Histórico de apresentações


O que é Bitcoin?

Resumo

Nessa palestra é feita uma introdução ao assunto Bitcoin. Bitcoin é um novo tipo de dinheiro. É a primeira moeda eletrônica descentralizada não controlada por nenhuma organização ou governo. É um software livre, desenvolvido e controlado pelos seus usuários. Por todo o mundo, pessoas estão negociando o equivalente a milhares de dólares em bitcoins por dia, sem intermediários ou companhias de cartão de crédito. É uma moeda em adoção que nunca aconteceu antes. Bitcoin está se tornando uma enorme oportunidade para inovação. É uma ideia cuja a hora chegou.

Arquivos

Histórico de apresentações

Veja também